Como se destacar em meio a tantas outras lojas na cidade? Uma fachada comercial clean, planejada, bem iluminada pode te ajudar a se destacar e vender mais!
Quando você passa de carro ou mesmo a pé por uma rua, a quantidade de estabelecimentos comerciais que se aglomeram na região é grande, sobretudo quando se trata de uma região central ou a parte mais movimentada de um bairro. Por isso, é importante que cada um desses locais tenha formas específicas de fazer com que a sua loja, empresa ou escritório acabe se destacando em meio aos demais. Por esse motivo, o design de fachadas comerciais é um elemento que ocupa cada vez mais a lista de prioridades de um estabelecimento – ela representa a primeira impressão que o público tem do local e tem uma importância decisiva quando se pensa na decisão que uma pessoa toma de entrar ou não naquele estabelecimento.
E não só nesse sentido que o design de fachadas comerciais é importante. Como ela envolve toda a estrutura organizacional do local, é a partir dela que serão estruturados aspectos como a exibição de produtos, a exposição de preços, a escolha de itens para destaque e outros elementos de ordem logística e promocional. A decoração típica de certas datas também é incorporada à fachada – ainda que o interior da loja reflita um momento ou data específica, é a fachada que irá atrair a atenção dos clientes e dos passantes da rua para a sua visada temática, como uma decoração junina ou natalina, por exemplo.
Elementos fundamentais no design de fachadas comerciais
Clareza
Pode parecer extremamente básico, mas a clareza é um dos pontos principais no planejamento do design de fachadas comerciais. Independentemente de se tratar de uma loja ou de um escritório, o nome da marca deve aparecer sempre de forma visível e legível, para que todos possam reconhecer o local e encontrá-lo sem grandes dificuldades. Também é fundamental que o escopo do negócio esteja aparente.
Exposição
No caso do comércio, é importante ter produtos à mostra e colocar na fachada o máximo possível de elementos que ajudem os consumidores a identificarem também o estilo da loja – afinal de contas, uma pessoa que está à procura de uma loja de roupas femininas, por exemplo, não necessariamente vai se sentir interessada por todos os locais do gênero com que irá se deparar. Clínicas médicas, escritórios e outros locais que não possuem produtos físicos para colocar em exposição no design de fachadas comerciais podem optar por colocar à vista a sua ocupação juntamente com o nome. Além de elegante, a opção ajuda a deixar o design de fachadas comerciais mais funcional.
Segurança
Deixar os produtos em uma vitrine aberta, sem vidros ou amarras, pode não ser uma boa opção em ruas de comércio muito movimentadas ou em locais em que toda a equipe fica no interior da loja. Isso porque podem haver furtos ou mesmo incidentes com os itens colocados à mostra. Também é importante que todo o conteúdo esteja de acordo com as normas de segurança da cidade em que se situam ou, no caso de shoppings ou galerias, de acordo com as regras locais. Por isso, antes de começar o planejamento, é importante conferir quais são as normas para o design de fachadas comerciais e ter a certeza de que está tudo dentro dos conformes.
Preço
Nem sempre o produto mais caro ou mais barato é aquele que oferece o melhor custo-benefício. Uma tinta barata, por exemplo, pode desbotar rapidamente ou ter seu tom alterado, da mesma forma que um revestimento de pedra pode deixar o interior de um ambiente muito frio. Por isso, antes de definir qual material irá deixar o design de fachadas comerciais mais atraente, é fundamental estudar as características do imóvel e do local em que ele está situado. Se necessário, consulte um arquiteto ou um engenheiro especializado em design de fachadas comerciais para saber quais as condições ideais para colocar na fachada de sua loja ou escritório.
Deixe um comentário